Trikes: a novidade que mantém o corpo em dia com diversão e conforto
Os trikes são triciclos de propulsão motora humana projetados para trazer comodidade, estabilidade e conforto para quem gosta de pedalar sem riscos de quedas. São muito mais seguros que bicicletas tradicionais pelo seu formato único que garante estabilidade em qualquer situação da estrada urbana.
Para quais pessoas o trike é ideal? Existe algum perfil de público que se adaptaria em pedalar sentado?
Para Ricardo Chede, fundador da Go Trikes, empresa criadora de triciclos reciclados invertidos para todo o Brasil, o trike é ideal para todos os públicos, mas para alguns grupos específicos os benefícios são ainda maiores:
Pessoas mais experientes
Quem está na faixa dos 50 anos e pedalou a vida toda não vai abandonar este hábito devido à idade. Todos estamos envelhecendo, as articulações endurecem, os corpos doem e as habilidades motoras se deterioram: “Os trikes são a melhor maneira de um corpo se manter ativo conforme se passam os anos, pois não há riscos de quedas durante o ato de pedalar. O design respeita a comodidade e mantém o corpo em uma posição mais segura”.
Pessoas com limitações
Mesmo para pessoas que ainda não chegaram à idade mais avançada, o fato de pedalar um trike pode ser um desafio enorme por conta da sua coordenação motora. Como o veículo possui três rodas, este temor acaba no momento em que se senta em um trike e começa a pedalar:
“Pessoas com problemas de equilíbrio podem conquistar a liberdade que tanto procuram para pilotar o trike, independente da limitação. Andar de bicicleta tradicional pode ser um tormento para quem sofre de dores no ciático, por exemplo. O trike elimina este problema ao distribuir o peso da pessoa de maneira mais confortável, sem forçar as articulações e o equilíbrio”.
Pessoas que desejam emagrecer
Para perder peso, o recomendado é procurar nutricionistas e personal trainers e seguir as orientações, que invariavelmente incluem atividades físicas – e já que precisa estes exercícios precisam entrar na rotina, nada melhor do que fazer de maneira confortável e divertida:
“Quem está querendo perder peso pode optar por fazer atividades ao ar livre. Faz bem ao coração, mantém as articulações funcionando e ajuda na perda de peso conforme se pedala sem o risco de novas lesões por quedas”.
Trikes são práticas e divertidas
Independente da motivação, os trikes são para quem procura diversão mesmo quando estão em suas rotinas. Ricardo explica que quando estão confortáveis ao fazer atividades físicas com o trike, as pessoas passam a se divertir também:
“Bicicletas de duas rodas não são confortáveis. O selim é pequeno e incômodo, por mais que se acrescente uma proteção de espuma. Um trike reclinado é a maneira perfeita de pedalar com conforto e facilidade” completa Ricardo Chede.